Lisboa está no top-10 das cidades europeias com apartamentos T1 a T3 mais caros para arrendar. Com um valor absoluto de 1.700 euros, Lisboa é a 9ª cidade mais cara da Europa para arrendar para arrendar apartamentos, com um aumento de 1,5% no primeiro trimestre de 2024, segundo os dados do International Rent Index da HousingAnywhere. Apesar da subida registada nos primeiros três meses do ano, o valor representa um decréscimo de 21,1% face ao mesmo período do ano passado.
A capital portuguesa fica à frente de Hamburgo (1.650 euros) e apresenta o mesmo valor que Milão. No topo da lista está Amesterdão, com um valor absoluto de 2.275 euros. Roma (2.000 euros) e Paris (1.862 euros) completam o ‘pódio’ das cidades europeias com apartamentos mais caros para arrendar.
Lisboa verificou uma descida no valor dos quartos para arrendar (500 euros), menos 12,3% a nível trimestral.
De acordo com este estudo, o Porto regista um aumento nos preços de todos os tipos de imóveis, com exceção dos estúdios. Arrendar um apartamento no Porto pode representar um custo de 1.250 euros, um aumento de 4,2% comparativamente ao último trimestre e ao período homólogo. Os quartos mantêm o mesmo valor do último trimestre, 450 euros, mais 7,8% do que há um ano.
Os dados da HousingAnywhere revelam que, de forma geral, embora as rendas continuem a aumentar anualmente (mais 3,8%), estão a perder força em termos trimestrais.