Pedro Nuno Santos desafiou o governo a apresentar uma moção de confiança para ficar “claro qual é a posição do PS” sobre o programa do governo.
“O senhor primeiro-ministro decidiu, no seu discurso, desafiar o Partido Socialista e, portanto, nós devolvemos. Se quiser clarificar apresente uma moção de confiança e o PS terá oportunidade de mostrar o que acha sobre o programa de governo que combateu durante a campanha e continuará a combater”, disse o secretário-geral do PS, em conferência de imprensa, na Assembleia da República.
O PS acusa o governo de “arrogância” e critica o “tom de desafio” de Luís Montenegro no primeiro dia do debate do programa de governo. “Perante as declarações que foram feitas cabe-nos desafiar o governo a apresentar uma moção de confiança. Temos de ter uma relação de combate político, mas também de respeito”, acrescentou.
Pedro Nuno reafirmou que o PS vai viabilizar o programa do governo, abstendo-se nas moções de rejeição” apresentadas pelo PCP e Bloco de Esquerda, para “garantir que não há nenhum impasse constitucional.