João Costa mostrou-se esta terça-feira preocupado com os resultados do relatório da OCDE que analisa os resultados dos alunos em vários países do mundo. Portugal registou uma queda na Matemática e na Leitura no PISA de 2022, mas o ministro da Educação sublinhou que continua a existir uma convergência com a média da OCDE.

“Obviamente que, quando temos quebras nos resultados, devemos ficar preocupados, devemos analisar com profundidade os resultados que temos”, reagiu João Costa, em declarações aos jornalistas, no dia em que foram divulgados os resultados do PISA 2022, o primeiro a ser publicado depois da pandemia da Covid-2019.

Para o ministro, a descida nos resultados “tem a ver com a pandemia, mas a pandemia não explica tudo”, uma vez que a queda na OCDE já verifica desde 2012.

“Portugal teve na primeira década deste século uma subida muito rápida nos resultados do PISA que nos fez convergir com a media da OCDE e é essa convergência que mesmo na queda dos resultados continuamos a registar”, explicou João Costa.

As equipas do Ministério da Educação que elaboram os programas curriculares estão a analisar o que é feito nos países com melhores classificações no PISA, acrescentou João Costa, destacando a importância de adaptar os ensinamentos às avaliações das provas da OCDE.