Comprar casa em 2024 pode ser melhor do que em 2023, mas ainda é preciso cautela relativamente a pedidos de crédito à habitação para investir no mercado imobiliário. É certo que as taxas Euribor começaram a aliviar, mas já será uma boa altura para dar esse passo? Se está a pensar comprar casa, tenha em conta estes aspetos antes de qualquer decisão.

Comprar casa em 2024: sim ou não?

O ano de 2024 começou com boas notícias, com as taxas Euribor a registar uma descida pela primeira vez em dois anos. Ainda assim, há mais de uma década que os preços do mercado imobiliário sobem, sem previsão de descida, apesar do possível abrandamento da procura e do ritmo de vendas.

Por outro lado, os juros do crédito habitação continuam, até ao momento, a não ser muito favoráveis. A correção da taxa de juro da Euribor a 3% a juntar ao spread praticado pelos bancos – em média 1% – faz com que o cenário continue a não ser muito favorável para quem necessite de pedir um crédito habitação para comprar um imóvel.

Neste sentido, caso tenha de depender de empréstimos, talvez ainda não seja boa altura para comprar casa, devido a os juros estarem ainda em valores muito elevados, assim como os valores praticados no mercado imobiliário.

A habitação continua sobrevalorizada em 2024: o que esperar?

É um facto que o mercado de habitação em Portugal continua sobrevalorizado em 2024 e a previsão é que os preços das casas continuem a subir, ainda de forma menos acentuada.

A tendência, já observada em 2023, mantém-se com acesso difícil à habitação devido aos preços e juros elevados. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a venda de casas em Portugal desceu 18,7% em 2023, para o mínimo dos últimos sete anos. A tendência parece manter-se em 2024, apesar de haver sinais de retoma em alguns mercados.

De qualquer forma, se for comprar casa agora, pesquise sempre todas as opções e informe-se bem sobre o mercado imobiliário e qual o banco que oferece condições mais vantajosas no que toca ao crédito à habitação. Pode consultar a categoria Bancos no Portal da Queixa antes de qualquer decisão.

É, ainda, aconselhável optar por uma taxa mista de crédito, ou seja, um contrato com um período inicial de taxa fixa que depois passa para taxa variável, indexada à Euribor.

De notar que Portugal teve a quinta maior subida de preços das casas, na União Europeia, no final do último ano. Segundo os dados do Eurostat, no quarto trimestre de 2023 os preços da habitação caíram 1,1% na Zona Euro e aumentaram 0,2% na União Europeia, face ao mesmo trimestre de 2022.

O #NãoSejasPato é um espaço onde procuramos, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, que conta com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust