Impostos: Teixeira dos Santos apela a acordo entre Governo e PSD

“Trabalhem e entendam-se”, afirmou o ex-ministro das Finanças, desafiando os partidos a acabarem com esta “troca de galhardetes.

O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos apela a um acordo sobre a redução do IRS e elogia algumas propostas apresentadas pelo PSD. “O apelo que faço é: trabalhem e entendam-se”, afirmou, na CNN, o antigo ministro do PS, desafiando os partidos a dialogarem e a acabarem com esta “troca de galhardetes”.

Teixeira dos Santos defendeu que “o país precisa” que os dois maiores partidos trabalhem em conjunto e destacou algumas medidas do pacote apresentado pelo PSD para reduzir o IRS. “Há três que considero importantes: a redução da tributação dos escalões mais relevantes para a classe média, o desagravamento para os jovens e a necessidade de atualização dos escalões do IRS de acordo com a inflação”.

Considerando que o PSD quis antecipar-se às medidas do Governo, depois de o ministro Fernando Medida ter prometido “intensificar essa trajetória de redução de impostos”, Teixeira dos Santos defendeu que “as propostas do PSD são um “contributo para uma discussão que é importante”.

Governo e PSD estão longe de se entender sobre as medidas fiscais. Os socialistas dificilmente estarão disponíveis para viabilizar medidas que classificam como “enganadoras”. João Torres, número dois do PS, disse esta semana que as propostas lançadas pelo PSD “não vão ao encontro daquelas que devem ser as prioridades do país”.