Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e orgulho. São sete os pecados capitais que, durante a Black Friday, adquirem especial importância em compras online. Nesta época de especial consumo, passam a ser verdadeiros pecados digitais para quem pensa comprar online. Por isso mesmo, é extremamente importante tê-los em conta no momento de comprar de forma segura e consciente.

Durante a Black Friday não se deixe levar pelo consumo desenfreado nem caia em burlas ou enganos. Repita connosco:

  1. Gula: Compre apenas o necessário

Não tenha “mais olhos que barriga” quando o assunto são descontos. A tendência de comprar a mais porque “pode fazer falta” pode acabar por sair cara. Identifique previamente se precisa, efetivamente, de realizar essa compra.

  1. Avareza: Partilhe a sua experiência com outros consumidores

A partilha de uma experiência de consumo pode ser, também ela, uma forma de poupança. Neste caso, poupa-nos de más experiências e de dinheiro mal gasto. Quer seja positivo ou negativo, partilhe sempre o seu feedback com outros consumidores. Será uma grande ajuda para tomarem decisões de compra mais acertadas e conscientes.

  1. Luxúria: Desconfie do que parece ser “demasiado bom para ser verdade”

Viu o último iPhone a metade do preço e sente-se tentado a avançar com a compra? Cuidado com o pecado da luxúria, pois é o que conduz a vendas fraudulentas. Adquirir produtos tendencialmente caros a preços muito baixos é um dos iscos preferidos de quem pratica burlas online. É muito importante pesquisar e comparar os preços em desconto Black Friday praticados pelas principais lojas que vendem o artigo que pretende comprar. Tenha especial atenção aos que variam muito, pois podem ser fraude.

  1. Ira: Não aja impulsivamente

Se tem tendência a comprar impulsivamente, muito cuidado com a ira durante a Black Friday. Imagine que vê um produto supostamente a um excelente preço e a loja garante que é a melhor oferta Black Friday. Contudo, depois da compra, encontra o mesmo produto, a um preço mais baixo, noutra loja. É importante pesquisar e comparar preços antes de tomar uma decisão, a fim de encontrar a melhor promoção.

  1. Inveja: Não compre algo só porque sim

É normal querermos sempre alguma coisa que o outro tem. O mesmo é aplicável a produtos ou serviços que, supostamente, são anunciados a preços irresistíveis. No entanto, nem sempre sabemos se a oferta é real. Antes de qualquer passo, avalie sempre a situação e pesquise mais informação sobre a reputação digital das marcas antes de comprar.

  1. Preguiça: Pesquise antes de comprar

A preguiça é inimiga da perfeição. Não vá pelo mais fácil e procure sempre tomar decisões de compra conscientes e acertadas. Uma pesquisa prévia pode atrasar um pouco aquela compra que tanto deseja, porém, pode ser fundamental para evitar ser alvo de burla.

  1. Orgulho: Reclame sempre os seus direitos

Experiências negativas com compras online são comuns. O problema é não procurar forma de tentar resolver o problema. Informe-se sobre os seus direitos enquanto consumidor e reclame em plataformas como o Portal da Queixa, para denunciar e procurar resolver a situação.

Vai fazer compras nesta Black Friday? No Portal da Queixa, procuramos sempre informar o consumidor, especialmente em épocas de grande consumo. Este ano, o movimento #NãoSejasPato conta com uma grande novidade.

Trata-se de uma ferramenta única e inovadora no mercado, suportada por Inteligência Artificial, que foi idealizada para facilitar o processo de pesquisa e compra segura por parte dos consumidores. Ao aceder, consegue obter rapidamente informação fidedigna sobre uma marca, não só, baseada em informação e feedback de outros consumidores presentes no Portal da Queixa, como também em todos os sites e plataformas que contenham informação sobre a mesma.

Lembre-se: um consumidor informado é um consumidor empoderado, especialmente em épocas tão suscetíveis a burlas e enganos como a Black Friday. Boas compras!

O #NãoSejasPato é um espaço onde procuramos, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, que conta com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust