Luís Montenegro anunciou hoje que o Governo vai reunir-se na quinta-feira com representantes da Autoridade Metropolitana de Lisboa e admitiu endurecer meios para conter os desacatos em algumas zonas da grande Lisboa.

“Nós não vamos pactuar com a violência, nós não vamos pactuar com o desrespeito pela ordem pública. Isso não é aceitável numa democracia e muito menos é aceitável num país que é um exemplo de garantia dos direitos e liberdades”, afirmou o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, à saída do Fórum Empresarial Luso-Espanhol.

Do lado do Governo, participarão na reunião Margarida Blasco, ministra da Administração Interna, e António Leitão Amaro, ministro da Presidência, segundo fonte do executivo.

Montenegro salientou que quem se queira manifestar as suas preocupações ou “até as suas revoltas contra o poder político” deve e pode fazê-lo dentro do quadro legal.

“As Forças de Segurança têm sido muito competentes em conter essa onda de violência, mas se eventualmente tivermos de endurecer essa contenção, nós teremos de o fazer”, avisou.