Mariana Vieira da Silva revelou hoje que o Governo e os parceiros sociais estão a negociar o aumento do salário mínimo nacional para 820 euros em 2024, garantindo que a base remuneratória da Função Pública nunca será inferior.

A ministra da Presidência do Conselho de Ministros falava em declarações aos jornalistas após reuniões com três estruturas sindicais da administração pública sobre a negociação salarial anual e Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

A proposta do Governo prevê um aumento da base remuneratória da Função Fública em 6,84%, para cerca de 821 euros.

Questionada sobre se, para o salário mínimo nacional, o Governo propõe um aumento para 820 euros, a ministra respondeu que “é nesse sentido que vão as negociações” na Concertação Social, acrescentando que, com a atualização prevista, “a base remuneratória da administração pública continua acima desse valor” em cerca de 1 euro. No entanto, o valor para o salário mínimo não está ainda fechado, disse.

“As negociações em sede de Concertação Social prosseguem” e qualquer alteração no salário mínimo terá influência na remuneração base da administração pública, realçou Mariana Vieira da Silva.

O acordo de rendimentos assinado há um ano na Concertação Social prevê a fixação do salário mínimo nacional em 810 euros em 2024.