O Ministério da Economia, tutelado por Pedro Reis, dissolveu o conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), liderado por Filipe Santos Costa.

A notícia está a ser avançada pela “SIC Notícias”. Segundo a publicação, o presidente cessante recebeu uma carta da tutela durante a manhã e decidiu convocar uma reunião da Comissão Executiva, tendo anunciado a sua saída da liderança da entidade.

O novo conselho de administração será completamente renovado e o novo mandato será por três anos. Os nomes estão a ser avaliados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) e existe a possibilidade de serem conhecidos ao dia de hoje, tal como a orientação estratégica.

O conselho de administração da AICEP tinha assumido funções a 5 de junho de 2023 para um mandato de três anos, que só acabaria em 2026. Posto isto, o conselho de administração abandona funções a dois dias de completar um ano à frente da entidade.

Filipe Santos Costa sucedeu a Luís Castro Henriques no cargo, tendo sido antes (desde 2018) presidente da Comissão Executiva da AICEP Global Parques, que gere os parques industriais BlueBiz e ZILS, na Península de Setúbal e Sines, respetivamente. Além de Santos Costa, Cristina Pucarinho, Luís Rebelo de Sousa, João Noronha Leal e Isabel Tenreiro assumiam os cargos de vogais executivos.