O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, mostrou intenção de reforçar os mecanismos de financiamento, quer seja público ou privado, na habitação.

Durante a apresentação do programa de governo para a legislatura 2023-2027, que decorre na Assembleia da Madeira, Albuquerque disse que uma das prioridades do executivo passará pelo investimento no parque habitacional público em toda a Região.

“Tal objetivo já está a ser concretizado através de uma fatia substancial de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de 128 milhões de euros, e é nossa intenção continuar a reforçar os mecanismos de financiamento, público e privado no sector da habitação, no âmbito do novo Quadro Comunitário 2030”, disse o governante.

O presidente do executivo regional disse que isso se vai traduzir em medidas que visem a “construção, reabilitação e aquisição de mais habitação com fins sociais, para atribuição às famílias em regime de arrendamento apoiado ou renda acessível; os apoios à aquisição de habitação própria através, da promoção de novas habitações a custos controlados com incentivos ao sector cooperativo; e com apoios às famílias que pretendam adquirir”.

Entre as medidas estarão também os “apoios ao arrendamento auxiliando as famílias com maiores dificuldades no pagamento das rendas de casa; o apoio no pagamento das prestações de crédito à habitação (Programa Reequilibrar), o apoio às famílias na recuperação de habitações próprias permanentes, são eixos essenciais das políticas públicas para este quadriénio”.