O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 3 de julho, e através de comunicado, que o anestesista Vítor Almeida sucede ao demissionário Luís Meira na presidência do INEM, confirmando assim a notícia avançada pela SIC Notícias.
No documento, a tutela de Ana Paula Martins, diz que “Vítor Almeida é nomeado em substituição do anterior presidente Luís Meira, que apresentou esta semana a sua demissão à Ministra da Saúde, promovendo-se de imediato à abertura de concurso junto da CReSAP”.
“Sem prejuízo desse concurso”, salienta também que o novo presidente do INEM já foi avaliado positivamente e pré-selecionado pela CReSAP, para o mesmo cargo, em concursos anteriores.
Vítor Almeida é, atualmente, médico no hospital de São Teotónio, no distrito de Viseu. No ano passado foi um dos escolhidos pela CRESAP para presidir o INEM, sendo que o anterior Governo decidiu manter Luís Meira.
Lembrar que Luís Meira apresentou a demissão à ministra da Saúde no início da semana depois de ter perdido confiança na tutela. O responsável já tinha colocado o seu lugar à disposição da governante, depois de Ana Paula Martins ter aberto uma auditoria às contas do instituto.
Numa audição do mês passado, Luís Meira considerou que a degradação do INEM é inegável, mas que é exagero falar em colapso do instituto.
A demissão de Luís Meira aconteceu ainda depois do Ministério da Saúde ter criticado o INEM por o instituto ter deixado passar o prazo para o lançamento do concurso público internacional à aquisição de quatro helicópteros de emergência médica, o que iria obrigar a um novo ajuste direto e pressão nas contas do Executivo.