O Governo admite que a fuga de cinco reclusos no sábado “não é alheia” ao desinvestimento e à falta de recursos humanos nas prisões, garantindo que a ministra da Justiça vai esclarecer o caso com transparência.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao primeiro centro de atendimento da Estrutura de Missão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, António Leitão Amaro admitiu que a fuga dos cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, é preocupante e apontou que é resultado do desinvestimento dos últimos anos neste setor, bem como da falta de recursos humanos.

Recorde-se que o Ministério da Justiça marcou uma conferência de imprensa para esta tarde, em que vai pronunciar-se pela primeira vez sobre a fuga de cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus, no sábado.

Segundo a nota de agenda enviada às redações, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, vai prestar declarações aos jornalistas às 17h00, no Ministério da Justiça, em Lisboa, depois de o seu gabinete ter indicado no domingo que estava a recolher informações.

Vários partidos, como a Iniciativa Liberal ou o Bloco de Esquerda, já vieram exigir publicamente explicações da ministra da Justiça sobre esta situação.