Fundador da Airbnb: “Pensaram que éramos doidos por pôr estranhos nas casas das pessoas”

Criada em 2007 por três colegas de casa, a Airbnb é hoje uma das empresas de referência na área do turismo. Só no terceiro trimestre, as receitas cresceram 29% para 2,9 mil milhões de dólares e as reservas de quartos e apartamentos/moradias foram de quase 100 milhões.

O cofundador e diretor de Estratégia da Airbnb esteve esta quinta-feira na Web Summit a contar a história da empresa de alojamento e como o trio de empreendedores por detrás do unicórnio norte-americano não tinha qualquer formação em alojamento até se lançar no negócio bilionário que muitos viajantes já não dispensam e muitos condóminos já não suportam.

“Conheci o Joe [Gebbia, presidente da fundação Airbnb.org] e o Brian [Chesky, CEO], os meus dois cofundadores, e tornámo-nos colegas de quarto. A ideia de criar uma empresa chegou de repente. Muitos de vocês já ouviram a história, mas nós começámos esta empresa apenas por tentar pagar a renda com um aluguer de um quarto extra que tínhamos. Surgiu a ideia de facilitar este processo às pessoas, a partir de um problema nosso”, lembrou Nathan Blecharczyk.

O executivo da Airbnb destacou que os três norte-americanos não tinham qualquer background no alojamento e eram apenas jovens adultos a tentar resolver os seus problemas. “Nada é fácil quando se está a fazer algo novo. Pensaram que éramos doidos por pôr estranhos nas casas das pessoas”, disse à audiência na Altice Arena, numa conversa moderada pelo autarca de Lisboa, Carlos Moedas.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa aproveitou o mote para puxar a brasa à sua sardinha vinda do Hub Criativo do Beato, a nova Fábrica dos Unicórnios: “Quero que a Fábrica dos Unicórnios seja onde as pessoas chegam com diferentes ideias. Vamos ter 20 startups por ano e têm de ser empresas que olham com diferentes ângulos em diferentes sectores. Espero realmente que nos ajude com a sua experiência”.

Carlos Moedas recordou ainda a história de uma empreendedora neerlandesa que conheceu enquanto ex-comissário europeu, que apesar de não ter carreira na energia e quis criar disrupção no sector. “Não têm essa formação, mas é exatamente por isso que veem noutro ângulo e olham-no numa perspectiva diferente”, frisou.

Plataforma de casas e hotéis com quase 100 milhões de reservas

Fundada em 2007, a Airbnb tem hoje 4 milhões de anfitriões (hosts) e mil milhões de visitantes (guests) instalados em moradias e apartamentos registados na empresa. No terceiro trimestre deste ano, a empresa viu as receitas crescerem 29%, em termos homólogos, para 2,9 mil milhões de dólares. Já as reservas subiram 25%, comparativamente ao mesmo trimestre de 2021, para 99,7 milhões.

“Quando se atinge uma escala destas é necessário pensar como se intercepta com a sociedade, tentar perceber que produtos as empresas podem criar para ser relevante para os stakeholders, nomeadamente governos”, comentou Nathan Blecharczyk. Para Carlos Moedas, a lógica também é essa, pois há que criar condições para instalar e fazer crescer empresas como a Airbnb ao mesmo tempo que se garante habitação para a população das cidades.