Gérald Darmanin, ministro do Interior francês, anunciou hoje que vai mobilizar 30 mil polícias em todo o país para a segunda volta das eleições francesas, marcadas para dia 7 de julho. Destes, cinco mil vai estar destacados na capital, Paris.

O objetivo do governante é evitar que haja problemas de ordem e segurança quando forem anunciados os resultados do ato eleitoral, em que se espera que vença a União Nacional.

De acordo com Darmanin, será uma “força muito grande”, para evitar que “a extrema-esquerda e a extrema-direita se aproveitem dos resultados para criar problemas”.

Recorde-se que a União Nacional, partido de extrema-direita de Marine Le Pen, venceu a primeira volta das eleições legislativas em França de 30 de junho e deverá formar governo. Vários candidatos do Juntos – partido da maioria presidencial – e da Nova Frente Popular – coligação que junta vários partidos da esquerda e extrema-esquerda francesas – abdicaram nos círculos eleitorais em que foram terceiros, para tentar evitar que a União Nacional vença as eleições.