Forças bielorrusas realizam exercícios próximo da Polónia

Exercícios fizeram soar os alarmes em Varsóvia, que estuda o encerramento das fronteiras com esta a Bielorrússia, principal aliada da Rússia e que tem estacionadas, no seu território, armas nucleares táticas russas.

Unidades de defesa antiaérea das Forças Armadas bielorrussas realizaram hoje exercícios com lançamento de mísseis perto da fronteira com a Polónia, entre tensões com este país da NATO devido à proximidade do seu território de mercenários russos do Grupo Wagner.

Segundo comunicado publicado no site do Ministério da Defesa da Bielorrússia, os exercícios foram realizados no polígono Domanovski, localizado na região ocidental de Brest, na fronteira com a Polónia.

Nas manobras, nas quais participaram unidades do Comando Operacional Noroeste do Exército Bielorrusso, foram realizados exercícios de tiro com mísseis antiaéreos Strela-10, Igla e Tunguska.

Os exercícios ocorrem numa altura em que existem tensões entre a Bielorrússia e a Polónia, que acusou Minsk de provocações, nomeadamente a violação do espaço aéreo polaco por helicópteros bielorrussos no início do mês.

Às tensões soma-se a chegada à Bielorrússia, principal aliada da Rússia na guerra na Ucrânia, de vários milhares de membros do Grupo Wagner, o que fez soar os alarmes em Varsóvia, que estuda o encerramento das fronteiras com esta ex-república soviética, que também recebe armas nucleares táticas russas.