O FC Porto dá hoje início à preparação da época futebolística 2024/25, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, com profundas alterações a nível diretivo e técnico e caras conhecidas no plantel.

A partir das 10:00, o terceiro colocado da última edição da I Liga volta ao trabalho para a primeira temporada sob a presidência de André Villas-Boas, que venceu Pinto da Costa, líder há 42 anos e 15 mandatos, nas eleições mais participadas do clube, em 27 de abril.

A nova gestão introduziu o modelo organizacional apresentado em campanha eleitoral e designou como diretor desportivo o antigo guarda-redes internacional espanhol Andoni Zubizarreta, que controla cinco áreas e tem a direção do futebol a cargo de Jorge Costa.

O ex-defesa central internacional português e capitão dos ‘dragões’ está de regresso ao clube ao fim de 19 anos, após ter culminado uma carreira de quase duas décadas como treinador em 02 de junho, quando celebrou a inédita subida do AVS ao escalão principal.

Cinco dias depois, já com a renovação diretiva e a rescisão do técnico Sérgio Conceição consumadas, o FC Porto promoveu Vítor Bruno no comando da equipa principal, volvida uma controversa e mediatizada rutura entre o ex-adjunto e o seu antecessor, que tinham trabalhado juntos nos últimos 12 anos e coincidiam nos ‘azuis e brancos’ desde 2017/18.

Vítor Bruno, de 41 anos, assinou por duas épocas, até 2026, e estreia-se na liderança de equipas técnicas, herdando um legado significativo do recordista de encontros, vitórias e títulos no banco portista, numa fase em que proliferam notícias sobre os incumprimentos financeiros e os problemas de tesouraria deixados pela administração de Pinto da Costa.

Essas restrições afetam o planeamento do FC Porto, que tem de reduzir massa salarial e está sob vigilância do regime de ‘fair play’ financeiro da UEFA, cujas infrações originaram em maio uma multa de 1,5 milhões de euros (ME) e a exclusão das provas europeias por uma temporada, pena que estará suspensa durante um período probatório de dois anos.

A política de otimização de custos levou à saída do defesa central e capitão Pepe em fim de contrato, destino idêntico ao do lateral esquerdo João Mendes, de regresso ao Vitória de Guimarães três anos depois, e do avançado iraniano Mehdi Taremi, autor de 91 golos em 182 encontros nas últimas quatro épocas, que rumou ao campeão italiano Inter Milão.

Pepe está ao serviço da seleção portuguesa no Euro2024 – que hoje mede forças com a Eslovénia nos oitavos de final, em Frankfurt, na Alemanha -, acompanhado dos agora ex-companheiros de equipa Diogo Costa e Francisco Conceição, filho do antigo treinador do FC Porto, cuja opção de compra foi ativada junto dos neerlandeses do Ajax, por 10,5 ME.

O guarda-redes e o extremo direito são ausências certas no dia inicial da pré-temporada dos ‘dragões’, tal como os brasileiros Wendell, Pepê e Evanilson e o canadiano Stephen Eustáquio, que representam os respetivos países na Copa América, nos Estados Unidos.

Ainda sem reforços e com outras saídas em vista, Vítor Bruno deve arrancar os trabalhos com o defesa central David Carmo e o avançado espanhol Fran Navarro, que estiveram cedidos por meio ano aos gregos do Olympiacos e venceram a Liga Conferência Europa.

André Franco, Iván Jaime e Toni Martínez também estarão ao dispor, sensivelmente dois meses e meio depois de terem sido colocados a treinar à parte por Sérgio Conceição, tal como Jorge Sánchez, que retornou ao Ajax, sem que a opção de compra fosse exercida.

Gabriel Brás, Vasco Sousa, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa, todos com presença regular na equipa B, também são apontados ao início da pré-época do plantel principal, que tem Iván Marcano e Zaidu em recuperação de lesões prolongadas sofridas na época anterior.

O FC Porto vai trabalhar nas próximas duas semanas no Olival e estagiará de 15 a 24 de julho em Bad Tatzmannsdorf, na Áustria, tendo sete partidas de preparação até à estreia oficial na nova época, com a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao campeão nacional Sporting, em 03 de agosto, em Aveiro, reeditando a derradeira final da Taça de Portugal.

Plantel provisório do FC Porto para 2024/25:

– Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal e Gonçalo Ribeiro.

– Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Iván Marcano, David Carmo (ex-Olympiacos, Gre), Wendell e Zaidu.

– Médios: Alan Varela, Marko Grujić, Stephen Eustáquio, Nico González, Romário Baró, Iván Jaime e André Franco.

– Avançados: Pepê, Francisco Conceição, Galeno, Gonçalo Borges, Evanilson, Danny Namaso, Toni Martínez e Fran Navarro (ex-Olympiacos, Gre).

Treinador: Vítor Bruno.

Saíram: Jorge Sánchez (Ajax, Ned), Pepe (fim de contrato), João Marcelo (Cruzeiro, Bra), João Mendes (Vitória de Guimarães) e Mehdi Taremi (Inter Milão, Ita).