O médio Vitinha afirmou hoje que chega ao Euro2024 de futebol após uma “época brutal” no Paris Saint-Germain e confessou o objetivo de estar na equipa titular na estreia de Portugal frente à República Checa.

“Foi uma época brutal para mim. Foi muita boa a nível pessoal e a nível coletivo. Sinto-me motivado e preparado. Sinto a ansiedade de poder começar a ver a bola a correr e participar no meu primeiro Europeu”, afirmou Vitinha, na primeira conferência de imprensa da seleção lusa na Alemanha, no centro de estágios em Marienfeld.

O jogador de 24 anos, que integrou o melhor ‘onze’ da época da Liga dos Campeões ao serviço do PSG, assumiu que está num “bom momento” e que está “preparado para tudo” na Alemanha, embora tenha a clara ambição de ser titular na equipa de Roberto Martínez.

Vitinha participou em sete jogos da fase de qualificação, embora apenas tenha sido titular em um, na Eslováquia (1-0), mas foi dos jogadores mais utilizados pelo selecionador nacional no estágio em solo luso.

“Qualquer jogo que não jogar, vou ficar triste e desiludido. Temos de engolir as nossas mágoas e desilusões, mas espero que não seja esse o caso. Sinto-me importante neste momento e espero continuar a sentir-me importante”, frisou.

A seleção portuguesa realiza hoje o primeiro treino em solo alemão, numa sessão que será totalmente aberta, em Gutersloh, no estádio Heidewaldstadion, a 13 quilómetros de Marienfeld.

A sessão está agendada para as 18:00 locais (17:00 de Lisboa).

No Euro2024, além da República Checa, numa partida agendada para terça-feira, em Leipzig, Portugal defronta ainda no Grupo F a Turquia (22 de junho, em Dortmund) e a Geórgia (26, em Gelsenkirchen).