Cristiano Ronaldo somou o oitavo jogo consecutivo sem marcar em fases finais de grandes competições, ao ficar em branco frente à Eslovénia, nos oitavos de final do Euro’2024, em que até um penálti falhou.

Depois de marcar na estreia portuguesa no Mundial’2022, face ao Gana, aos 65′, de grande penalidade, o capitão da Seleção Nacional não marcou nos restantes quatro jogos na prova e também não faturou nos primeiros quatro do Euro’2024.

No total, são oito jogos e um total de 592 minutos, descontos à parte, sem golos.

Ronaldo marcou de penálti no embate com os ganeses, que Portugal ganhou por 3-2 e não mais marcou na prova realizada no Catar, sendo que ainda foi titular no 2-0 ao Uruguai e no 1-2 com a Coreia do Sul, saindo aos 82′ e 65′, respetivamente.

O avançado português não reagiu bem à substituição no embate com os sul-coreanos e Fernando Santos colocou-o no banco no jogo dos oitavos, substituindo-o por Gonçalo Ramos, que somou um hat-trick frente à Suíça (6-1). Ronaldo entrou apenas aos 73′, com 5-1, mas não foi ele a marcar o sexto, mas Rafael Leão.

Com naturalidade, Fernando Santos voltou a sentar Ronaldo nos quartos de final, frente a Marrocos, e, desta vez, lançou-o mais cedo, aos 65′, numa altura em que Portugal perdia por 1-0. Até final, o resultado não se alterou.

Portugal caiu nesses quartos de final do Mundial’2022 e Fernando Santos, que prescindira de Cristiano Ronaldo no onze, foi despedido, sendo substituído por Roberto Martínez, que, desde o início, fez saber que a Seleção Nacional era Ronaldo+10.

O capitão português, de 39 anos, começou, sem surpresa, o Euro’2024 no onze e esteve em campo os 90 minutos da estreia, saldada com um triunfo por 2-1 sobre a República Checa, graças a um tento nos descontos de Francisco Conceição.

No segundo encontro, face à Turquia (3-0), Ronaldo replicou os 90 minutos e voltou a ficar em branco, desta vez fazendo uma assistência para Bruno Fernandes, numa jogada em que os dois apareceram isolados na cara do guarda-redes.

A fechar a fase de grupos, e apesar de Portugal já ter garantido o primeiro lugar do grupo F, Martínez mudou quase toda a equipa, mas manteve, ainda assim, Ronaldo, que saiu do embate com a Geórgia aos 66′, já com a equipa a perder por 2-0.

Pela primeira vez na carreira, o jogador do Al Nassr fechou uma fase de grupos de uma grande competição, desde o Euro’2004, sem golos, mas, ainda assim, voltou a figurar no onze no embate com a Eslovénia e, pelo oitavo jogo consecutivo em fases finais, não marcou.

Cristiano Ronaldo até teve uma grande penalidade, aos 105′, com o resultado a zero, mas o gigante Oblak roubou-lhe o primeiro tento na prova. Depois, faturou no desempate por penáltis, mas esse golo não conta para a estatística.

A próxima tentativa vai acontecer na sexta-feira, dia em que Portugal defronta a França, em Hamburgo, em embate dos quartos de final do Euro’2024, certamente com o Ronaldo no onze.