A seleção portuguesa de futebol voltou esta quarta-feira a treinar com o grupo completo na Cidade do Futebol, em Oeiras, na véspera do duelo particular com a Suécia, sem mais ausências para o selecionador Roberto Martínez.
Depois das dispensas de Raphaël Guerreiro e Francisco Trincão, devido a lesão, que levaram à chamada do avançado Dany Mota, dos italianos do Monza, ter marcado a sessão de terça-feira, Portugal realizou um apronto matinal sem qualquer novidade.
Durante os 15 minutos de treino abertos aos jornalistas, a equipa das ‘quinas’ realizou os habituais exercícios com e sem bola, sem limitações de nenhum atleta, enquanto os três guarda-redes convocados efetuaram trabalho específico junto de uma das balizas.
A única alteração em relação ao dia anterior foi a ausência do guarda-redes da seleção sub-20 André Gomes, do Benfica, que regressou aos trabalhos da equipa jovem, depois de ter integrado o apronto de terça-feira ao lado de Rui Patrício, Diogo Costa e José Sá.
Roberto Martínez chamou um total de 32 jogadores para os jogos de preparação deste mês – reduzido a 31 com as saídas de Guerreiro e Trincão, e a entrada de Dany Mota -, mas explicou logo que iria dividir o ‘plantel’ em três grupos, com um grupo disponível em todo o estágio, outro só para a Suécia e um terceiro para a partida com a Eslovénia.
No derradeiro grupo incluem-se Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix, que foram dispensados do encontro com os suecos e serão apenas opção para o segundo particular, que será em Liubliana.
Em declarações ao jornalista, ao fim da manhã desta quarta-feira, o selecionador Roberto Martínez disse que a Suécia, apesar de ter falhado a qualificação para o Euro2024 de futebol, tem “qualidade e grandes avançados” e vai testar a defesa de Portugal no jogo particular de quinta-feira, em Guimarães.
“A Suécia tem uma atitude muito competitiva. Tem um novo selecionador, vai começar uma nova era e tem qualidade para estar no Europeu. Esperamos um jogo competitivo ao nível de um Europeu. Tem uma linha de avançados de alto nível e, por isso, esperamos testar os nossos conceitos defensivos e isso é essencial”, afirmou Roberto Martínez.
O selecionador português falava aos jornalistas na Cidade do Futebol, em Oeiras, na conferência de imprensa de antevisão do duelo com os suecos, que vai decorrer em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques.
O técnico espanhol deu o exemplo de Viktor Gyökeres, avançado que atua no Sporting e é o melhor marcador da I Liga portuguesa.
“Para mim, foi das melhores contratações em todo o mercado europeu no último verão e é fantástico estar a jogar no futebol português”, considerou.
Martínez enalteceu o “alto compromisso” e “competitividade” neste estágio da seleção nacional e confirmou que há jogadores se vão estrear nesta janela de dois particulares de março, embora nenhum irá efetuar os 180 minutos.
“Ninguém vai jogar os 180 minutos, isso é claro. Vamos ter estreias esse é o plano. Gostei muito dos novos jogadores. Não é fácil chegar à seleção pela primeira vez. São jogadores com personalidade forte, mas muito respeito. O grupo recebeu-os muitos bem”, disse.
O selecionador luso referia-se a Francisco Conceição, Jota Silva e Dany Mota, este último chamado após as dispensas de Raphaël Guerreiro e Francisco Trincão.
O encontro com a Suécia está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do espanhol Ricardo de Burgos.
Em 26 de março, Portugal vai a Liubliana jogar com a Eslovénia, que vai estar no Europeu.
Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Croácia, no Estádio Nacional, em Oeiras, e República da Irlanda, em Aveiro, em 04, 08 e 11 de junho, respetivamente.
A equipa das ‘quinas’ está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão), que será conhecido este mês.
A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.
O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.