Diogo Costa. Fixem estas 10 letras. O guarda-redes do FC Porto assinou uma exibição para a história, não só da seleção nacional, como também dos Europeus de futebol. O dono da baliza portuguesa defendeu os três penáltis da Eslovénia no desempate da marca dos 11 ,etros após um nulo que se manteve durante 120 minutos, graças a uma exibição para esquecer do capitão Cristiano Ronaldo.

Portugal entrou muito bem no jogo, mas com o decorrer dos minutos foj perdendo algum fulgor. Na primeira parte, Ronaldo já tinha desperdiçado três boas oportunidades e Palhinha rematado ao poste. A Eslovénia, com o avançar do relógio, ia mostrando os dentes e colocando em sentido a defesa lusitana.

Na segunda parte a toada manteve-se e Ronaldo voltou a desperdiçar uma grande oportunidade. O prolongamento seria de emoções fortes com Portugal a ser contemplado com um penálti, a punir falta sobre Diogo Jota, mas Ronaldo permitiu uma grande defesa a Oblak. Aos 115 minutos Pepe teve uma intervenção desastrada que permitiu a Sesko ficar isolado. Diogo Costa, com a perna esquerda, impediu a eliminação de Portugal.

No desempate, Ronaldo voltou a assumir e marcou, assim como Bruno Fernandes e Bernardo Silva. Contudo, o herói chama-se Diogo Costa, que defendeu os três remates eslovenos, tentados por Ilicic, Balkovec e Verbic.

Portugal marca assim encontro com a França nos quartos-de-final do Europeu.