O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, defendeu hoje que “nada coloca em causa a importância de alcançar um cessar-fogo” em Gaza, após o assassínio do líder político do Hamas.
“Vi a informação e o que posso dizer nesse momento é que nada coloca em causa a importância de se conseguir um cessar-fogo”, sublinhou Blinken durante uma conferência na Universidade Nacional de Singapura, questionado sobre a morte de Ismail Haniyeh.
“Não vou especular sobre o impacto que qualquer acontecimento possa ter”, disse Blinken, acrescentando: “O que sei é que continuaremos a trabalhar todos os dias” no cessar-fogo e na “prevenção de uma escalada do conflito”.
Os Guardas da Revolução iranianos comunicaram hoje que o chefe da ala política do Hamas e um guarda-costas morreram durante um “ataque” à casa onde Haniyeh se encontrava em Teerão.
“A residência de Ismail Haniyeh, chefe do gabinete político da resistência islâmica do Hamas, foi atacada em Teerão e, devido a este incidente, ele e um guarda-costas morreram”, refere o comunicado.
Até ao momento, o ataque não foi reivindicado. As autoridades israelitas não confirmaram qualquer operação em Teerão.