Elvira Fortunato nega intervenção em apoio

AlmaScience recebeu, em Julho, uma verba de 56 mil euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garantiu, esta sexta-feira, através de um comunicado, que a ministra Elvira Fortunato “não teve nem poderia ter tido” intervenção na atribuição de um financiamento, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a um projecto científico do marido, a AlmaScience.

“A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não teve, nem poderia ter tido, qualquer intervenção na aprovação deste financiamento, nem poderá ter em quaisquer outras candidaturas a financiamentos da FCT”, refere a nota do gabinete de Elvira Fortunato.

Confirmando que a ministra foi administradora do Laboratório Colaborativo AlmaScience, que em Julho recebeu uma verba de 56 mil euros da FCT, o ministério esclarece que a governante cessou essas funções em Março, altura em que integrou o actual executivo. Diz ainda que a candidatura ao apoio foi apresentada a 11 do mesmo mês, embora o resultado do financiamento só tenha sido conhecido a 27 de Julho.

Apesar de a candidatura ter dado entrada no mês de saída de Fortunato, o gabinete assegura que “a decisão de apresentar este tipo de candidaturas compete à comissão executiva”, “não tendo o conselho de administração qualquer participação nessa decisão”.

O gabinete ministerial frisa ainda que a participação do marido da ministra, Rodrigo Martins, acontece apenas “na qualidade de membro de equipa do UNINOVA [instituição coordenadora do projecto], com uma participação de 10%.”

O esclarecimento surge na sequência da notícia avançada pela Sábado, que apontou alegadas incompatibilidades neste processo. A revista diz ainda que Elvira Fortunato detém 15% da empresa NTPE. Salvaguardando que os governantes não estão impedidos de ter quotas em empresas, o ministério indica que a governante transmitiu a sua parte na empresa a 18 de Março de 2022.

Leia a notícia também na edição do NOVO que está, este sábado, dia 15 de Outubro, nas bancas.