Elisabeth Borne assume chefia do Governo francês

Presidente francês escolheu Elisabeth Borne, até agora ministra do Trabalho, do Emprego e da Integração, para liderar o Governo, após Jean Castex renunciar ao mandato. É a segunda mulher em 30 anos a ser nomeada para o cargo.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, renunciou esta segunda-feira ao mandato. A demissão do chefe do Governo ocorre três semanas após a reeleição do Presidente Emmanuel Macron.

O cargo será ocupado por Elisabeth Borne, até agora ministra do Trabalho, do Emprego e da Integração, que foi “encarregada de formar um governo”, segundo a Presidência francesa. A governante torna-se a segunda mulher em 30 anos a ser nomeada para o cargo.

A decisão foi comunicada pelo Palácio do Eliseu pouco depois de ser conhecida a demissão de Jean Castex. “O Presidente da República nomeou Elisabeth Borne primeira-ministra e encarregou-a de formar governo”, pode ler-se.

Segundo o Le Monde, Borne dá início a um novo capítulo da sua carreira, que começou em 1991, ano em que se tornou assessora técnica de Lionel Jospin, na altura ministro da Educação. Borne juntou-se ao Governo de Macron em 2017, tendo assumido a pasta dos Transportes durante dois anos, antes de ocupar o cargo de ministra da Transição Ecológica e Inclusiva. Era ministra do Trabalho, do Emprego e da Integração desde Julho de 2020.

Através de uma publicação na rede social Twitter, o Presidente francês agradeceu ao primeiro-ministro cessante e à sua equipa todo o trabalho.

“Durante quase dois anos actuou com paixão e compromisso ao serviço da França. Orgulhemo-nos do trabalho realizado e dos resultados alcançados em conjunto”, escreveu.