O PSD venceu as legislativas regionais da Madeira, com 33% a 38% dos votos, falhando a maioria absoluta, de acordo com uma projeção da Universidade Católica para a RTP.

Com este resultado, o PSD consegue entre 16 e 21 mandatos, quando são necessários 24 para garantir a maioria absoluta no parlamento regional, que tem um total de 47 assentos.

Na projeção divulgada pelas 19 horas, o PS consegue entre 11 e 14 deputados, entre 21% a 25, e a terceira força política deverá voltar a ser o Juntos pelo Povo (JPP), com 16% a 19% dos votos, que se traduzem em sete a dez mandatos.

A projeção da Universidade Católica para a televisão pública dá entre 8% a 11% ao Chega, que, neste cenário, consegue eleger entre três a cinco deputados. O CDS-PP tem entre um a dois deputados, entre 2% a 5%, e a IL mantém um deputado, entre 1% a 3%.

A CDU, Bloco de Esquerda e o PAN, de acordo com esta sondagem, correm o risco de não conseguir manter a representação na Assembleia Legislativa Regional, ficando entre zero e um deputados.

A abstenção deverá situar-se entre 44% e 49%, segundo a estimativa do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, divulgada pela RTP.