O cabeça de lista do CDS José Manuel Rodrigues considerou as eleições deste domingo “as mais importantes” para os madeirenses e porto-santenses”. Salientando que o voto “para além do direito é também um dever”, José Manuel Rodrigues, que foi presidente da Assembleia Legislativa da Madeira desde 2019, sustentou que os madeirenses devem votar “com sentido de responsabilidade”.

No seu entender, esta é a forma da Madeira ter “um quadro parlamentar que permita viabilizar um novo governo e, sobretudo, aprovar um orçamento que é absolutamente imprescindível à vida economia e social da região, aos cidadãos, famílias e às empresas”.

Questionado sobre a abstenção, o candidato argumentou que “se nas últimas eleições para a Assembleia da República houve uma descida da abstenção”, também perspetiva que “desta vez os níveis de votação possam manter-se ou até melhorar em relação às últimas eleições”.

José Manuel Rodrigues recusou falar sobre eleição de deputados do partido, que nas últimas regionais, em 24 de setembro de 2023, concorreu em coligação com o PSD e garantiu três lugares no parlamento regional. “Eu não gostaria de falar de partidos. Vamos falar da região. Estamos também hoje, é preciso que as pessoas tenham consciência disso, a defender a autonomia e a defender a democracia”, declarou.