O número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) recuou 2,5% em maio, pela quarta vez, face ao mês anterior, para um total de 310.263 indivíduos desempregados. No entanto, este valor subiu 8,5% em termos homólogos, existindo mais 24.408 desempregados inscritos no IEFP do que no ano passado.
A nível regional, o desemprego não se tem sentido de forma igual pelo país, uma vez que apenas os Açores e a Madeira apresentaram uma descida homóloga no número de desempregados, de 15,6% e 19,6%, respetivamente. Já a região do Algarve é onde se regista o aumento homólogo mais acentuado, de 13,6%.
Em comparação com o mês anterior, a maior redução no desemprego foi sentida na região do Algarve, com 19,1%.
Grande parte do número de desempregados são trabalhadores não qualificados, seguindo-se os trabalhadores dos serviços, proteção, segurança e vendedores.
O IEFP afirma ainda que a distribuição do desemprego por sectores aumentou homologamente tanto no sector agrícola como no secundário e no terciário em maio.
As ofertas de emprego por satisfazer registaram um aumento de 1,2% em maio face a abril. No entanto, este valor diminuiu 27,8% homologamente, para 12.229.