De Hamilton a Verstappen, passagem de testemunho na F1
Inglês tem dominado o “circo”, mas o piloto dos Países Baixos está a conquistar o próprio espaço na presente temporada e já se avizinha uma nova coroação.
Um ganhou prefixo real por serviços prestados à coroa britânica. O outro foi rebaptizado com três letras no nome próprio. O primeiro é rei e senhor da modalidade. O segundo quer conquistar um lugar no trono e iniciar uma nova dinastia. De um lado está o sete vezes campeão do mundo. Do outro, alguém que nunca o foi e quer começar a sê-lo. Ambos são pilotos de Fórmula 1.
Apresentamos-vos o britânico Sir Lewis Hamilton (Mercedes) e o holandês Max Verstappen (Red Bull). É deles, e das respectivas escuderias, que muito se tem falado na prova-rainha do automobilismo mundial.
Os sete títulos do Mundial de Pilotos de Hamilton, agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico pela rainha-mãe, colocam-no em pé de igualdade com o alemão Michael Schumacher. Verstappen, representante igualmente de uma monarquia, tem, por enquanto, o reconhecimento do povo dos Países Baixos, em particular, além de súbditos (leia-se fãs) espalhados pelo globo, no geral.
Aos 36 anos, o heptacampeão da Fórmula 1, único piloto negro na grelha de partida, figura de proa do movimento Black Lives Matter, já ultrapassou o recorde de 91 vitórias de Schumacher e subiu a parada para 98. Detém ainda o recorde de pódios (171) e pole positions (100), número alcançado em Maio, em Espanha.
Verstappen defende a causa da luta contra o racismo, mas não se ajoelha. Aos 17 anos foi o piloto mais jovem na F1 (Austrália, 2015) e a subir ao lugar mais alto do pódio (Espanha, 2016). Aos 23 anos quer elevar o nome aos píncaros da fama e da glória.
Para já, nas vésperas da 10.ª corrida da temporada, Silverstone, o jovem lobo holandês nascido na Bélgica lidera com 32 pontos de vantagem sobre Hamilton, o “velho” dominador das pistas. Venceu os três últimos Grandes Prémios (França e a dupla passagem pela Áustria) e desafia o domínio do piloto de Stevenage, Reino Unido.