Coreia do Norte prepara-se para trocar armas por alimentos e tecnologia com a Rússia
Delegação norte-coreana passou 10 dias na Rússia a preparar o encontro entre Kim Jong-un e Vladimir Putin, que deverá acontecer entre 10 e 13 de setembro, em Vladivostok, perto da fronteira dos dois países.
Kim Jong-un vai visitar a Rússia, ainda este mês, para encontrar-se com Vladimir Putin, numa iniciativa para apoiar o esforço de guerra russo na Ucrânia. Em cima da mesa vão estar o fornecimento de armas e uma maior cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte.
A informação é avançada pelo The New York Times, que acrescenta que, entre as armas que a Coreia do Norte vai fornecer à Rússia estarão peças de artilharia e mísseis antitanque. Em troca, o país deverá receber tecnologia avançada para satélites e para submarinos movidos a energia nuclear. Além de tecnologia, Pyongyang espera receber ajuda alimentar.
O diário norte-americano escreve também que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, esteve na Coreia do Norte, em julho deste ano, para tentar convencer o país vizinho a vender armas à Rússia, altu
Kim Jong-un deverá viajar até Vladivostok, que dista cerca de 700 km da capital norte-coreana. A viagem será feita num comboio blindado, composto por 90 carruagens e que não ultrapassa os 60 km/h. Vladimir Putin deverá deslocar-se até Vladivostok de avião, numa viagem que demora cerca de 11 horas.
O encontro entre Vladimir Putin e Kim Jong-un deverá acontecer durante o Fórum Económico Oriental, entre 10 e 13 de setembro, na Universidade Federal do Extremo Oriente.