O Teatro Tivoli BBVA vai comemorar 100 anos em 2024, mas as celebrações vão começar a 30 de novembro deste ano e vão decorrer até à mesma data do próximo ano, o dia do centésimo aniversário. De forma a marcar esta efeméride importante e comemorar igualmente a importância que este espaço tem para a cidade de Lisboa, a UAU, que adquiriu o Tivoli em 2011, preparou uma programação especial.
O início da apresentação da programação cultural do Teatro Tivoli BBVA, que aconteceu esta terça-feira, no palco do teatro, começou com Luís de Matos, que proporcionou um número de magia. Depois, Paulo Dias, diretor-geral da UAU e administrador do teatro, e Ana Carvalho, diretora do teatro, apresentaram o formato da programação e as produções que vão passar pelo Tivoli.
A programação para os próximos dois anos será dividida em seis categorias de eventos: dança, cinema, teatro, música/concertos, familiar e conferências. Em declarações ao NOVO, Paulo Dias confirmou que houve uma preocupação particular em conseguir ter uma programação forte para marcar o centenário. “Para já tivemos a preocupação de fazer coisas diferentes. Segundo, houve a preocupação de juntar as entidades todas que já cá tinham passado, e isso foi brilhante. Ou seja, no fundo vamos ter a hipótese de ter no Tivoli todas as principais companhias nacionais. Isso, por si só, é uma coisa fantástica, nomeadamente quando toda a gente anda de costas voltadas uns para os outros”, afirmou. “Aqui juntou-se um conjunto de vontades, de boas vontades, tudo em função do património, tudo em função de uma programação espetacular e foi isso que conseguimos”.
Na apresentação foram anunciadas 30 produções nacionais e internacionais. A programação do centenário arranca no dia 30 de novembro com a opereta em versão de concerto “O Morcego”, que vai ser apresentada pelo Teatro Nacional de São Carlos. A programação vai contar com alguns espetáculos que têm marcado presença no Tivoli, como são os casos de “Impossível”, de Luís de Matos, ou “Commedia à la Carte”. O espaço vai continuar a acolher também o festival de cinema LEFFEST.
Destaque ainda para os concertos de Valter Lobo (27 de janeiro de 2024) e Noiserv e First Breath after Coma com a Banda de Música de Mateus (20 de maio). Na categoria do teatro de realçar “Feliz Aniversário”, protagonizado por João Baião (11 a 13 de janeiro).
A UAU vai trazer novamente a Portugal espetáculos como “Stomp” (5 a 31 de março) ou “Slava Snow Show” (3 a 14 de abril). Ainda em 2023, o Ballet de Kiev vem apresentar “O Lago dos Cisnes” ao Tivoli (1 a 3 de dezembro).
Com 250 sessões já agendadas, a UAU vai continuar a trabalhar para enriquecer ainda mais esta programação cultural no âmbito dos 100 anos do Teatro Tivoli BBVA. As expetativas são elevadas em termos de espectadores. Se este ano, até à presente data, o teatro já recebeu 130 mil espetadores, a previsão é que alcance os 175 mil até final do ano. Para 2024, face à programação dos 100 anos, a UAU espera conseguir atingir os 200 mil espectadores.
Paulo Dias revelou também que nesta altura está a ser preparado um livro sobre os 100 anos do Teatro Tivoli, com o propósito de assinalar esse aniversário especial.