O presidente da Iniciativa Liberal acusou o PS de “tentar paralisar a descoberta da verdade” no caso das gémeas”. Rui Rocha afirmou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que a auditoria interna aberta pelo Hospital de Santa Maria demonstra que “houve um tratamento de favor no início deste processo”.

Rui Rocha voltou a criticar os socialistas por reprovarem audições parlamentares a Marta Temido e Lacerda Sales. “Agora fica muito claro para os portugueses: o PS está a tentar bloquear a descoberta da verdade”, disse o líder da IL, acrescentando que o ex-secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales deve dar explicações sobre este caso. “Lacerda Sales não pode ficar em silêncio. Marta Temido também não pode ficar em silêncio.”

Rui Rocha lembrou que a ex-ministra Marta Temido assegurou que “o procedimento foi regular”, mas “temos agora a evidência de que não foi assim”.

Criticando o “comportamento inaceitável” do governo socialista, o presidente dos liberais lembrou que o SNS “vive com limitações” e é preciso perceber se foi “um comportamento isolado ou recorrente”. Será que “isto é normal nos governos de António Costa? Temos de perceber o que aconteceu aqui e o que tem acontecido, em geral, na saúde”, concluiu.