A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançam na quinta-feira a campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, a decorrer entre os dias 1 e 7 de fevereiro. A campanha destina-se a alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool, e faz parte do Plano Nacional de Fiscalização de 2024.

A campanha “Taxa Zero ao Volante” integrará ações de sensibilização e operações de fiscalização em todo o país, ocorrendo ambas em paralelo no dia 1 de fevereiro, às 13h30m, na rotunda da Universidade Nova School of Business & Economics, no Campus de Carcavelos, assim como na Rotunda da Faculdade, Monte da Caparica (na EN377-1), às 9h30 de 7 de fevereiro.

A campanha enquadra-se dentro do Plano Nacional de Fiscalização de 2024, sendo a segunda das doze campanhas mensais até ao final do ano. Definidos com base nas recomendações europeias anuais, os temas considerados prioritários para 2024 são Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança e Telemóvel, assim como a fiscalização dos veículos de duas rodas a motor.

Durante a primeira campanha, correspondente a janeiro, foram realizadas cinco ações, que chegaram a sensibilizar aproximadamente 600 pessoas presencialmente, enquanto que as operações de fiscalização chegou a cerca de 49.500 condutores e cinco milhões de veículos fiscalizados por radares.

Editado por João G. Oliveira