O início da madrugada deste domingo foi, claramente, dominado por imagens de um rasto de Luz que invadiu Portugal. De Norte a Sul do País. De Trás-os-Montes ao Algarve.
O fenómeno começou a ser assinalado por volta da meia-noite e deixou muita gente de boca aberta pelo clarão imenso que parecia transformar a noite em dia.
De acordo com os relatos nas redes sociais, o rasto de luz que atravessou a atmosfera foi visível na maior parte do território continental nacional, provocando um clarão de luz por onde passou, que pareceu trazer o dia à noite.
A Proteção Civil chegou a confirmar a queda de um meteorito na freguesia de Pinheiro, em Castro Daire, e os Bombeiros da zona confirmaram a ocorrência.
Por volta da 01h20, a narrativa mudou e já se falava de “um alerta de possível queda de meteorito” e que, “uma vez que as pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas”, as equipas patrulharam também “parques eólicos ali ao redor”.
Porém, perto das 3h00 deste domingo, 19 de maio, a Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro, admitindo novas buscas neste domingo.
Seis veículos auxiliados por 20 operacionais, da GNR e dos bombeiros de Castro Daire, estiveram na zona de Pereira e da serra de Montemuro.