O cabeça-de-lista da AD às europeias reuniu-se hoje com a embaixadora da Ucrânia em Portugal e disse ter a esperança de “um dia” ver eurodeputados ucranianos no Parlamento Europeu, recusando “falsear clivagens” com o PS nesta matéria.

Sebastião Bugalho foi recebido esta segunda-feira pela embaixadora Maryna Mykhailenko na embaixada da Ucrânia em Lisboa e prestou declarações aos jornalistas no fim do encontro, que durou quase uma hora. “Deixámos um compromisso, aliado ao compromisso do governo e dos portugueses, com a democracia ucraniana: continuar a apoiar a Ucrânia militarmente, politicamente, financeiramente, não só até à derrota da Rússia como no processo de reconstrução”, afirmou.

Do lado da embaixadora ucraniana, o candidato a eurodeputado disse ter sentido “uma vontade de a Ucrânia se defender e trabalhar para a paz o mais depressa possível”.

Questionado se vê diferenças em relação ao programa do PS relativamente ao apoio à Ucrânia, Sebastião Bugalho congratulou-se por não existirem, pouco tempo depois de ter saído de um debate com os oito cabeças-de-lista, organizado pelas rádios.

“Se há coisa que nos deve orgulhar como democratas portugueses é que os partidos fundadores da democracia portuguesa não hesitaram um segundo no apoio à Ucrânia. Não vou falsear clivagens com o PS numa matéria tão fundamental, tão digna, tão patriótica e tão democrática”, afirmou.