Boris Johnson apanhado a beber vinho com staff em convívio durante confinamento
A imagem divulgada pelo The Guardian mostra o primeiro-ministro britânico acompanhado pela mulher e mais 17 membros da sua equipa numa altura em que o Reino Unido estava sob medidas restritivas devido à covid-19 em Maio do ano passado. Downing Street garante que se tratava de uma reunião de trabalho.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está envolto em nova polémica depois de ter sido publicada uma fotografia capturada a 15 de Maio de 2020, numa altura em que o Reino Unido se encontrava sob fortes restrições de combate à pandemia de covid-19. Na imagem, Johnson surge acompanhado pela sua mulher, Carrie Symonds, e 17 membros do seu staff no jardim da residência oficial em Downning Street.
Enquanto o restos dos britânicos se podia reunir apenas com duas pessoas de outro agregado familiar, no exterior e com distanciamento social, os convivas da imagem aparecem a beber vinho, sem distanciamento social e sem usar máscaras. As indicações para a vida laboral indicavam que reuniões presenciais só deviam ocorrer se fossem “absolutamente necessárias”.
Um porta-voz de Boris Johnson garantiu que o momento capturou uma “reunião de trabalho” e que a equipa esteve a trabalhar no jardim à tarde e à noite. Porém, fontes do The Guardian e do Independent falou num ambiente festivo em que “alguns funcionários estiveram a comer pizza, a beber vinho e bebidas brancas até ao anoitecer”. Houve até quem estivesse a conviver dentro do edifício, o que não era permitido na altura.
A fotografia, tirada cerca de um mês depois de Boris Johnson ter recebido alta hospitalar – esteve internado nos cuidados intensivos por causa da covid-19-, veio adensar as críticas ao primeiro-ministro britânico. Recentemente foram divulgadas imagens e também um vídeo de uma festa de Natal, em Dezembro de 2020, no qual era possível ver vários membros da equipa governamental numa festa. A determinada altura, alguns funcionários imaginam mesmo o que responderiam à impressa se algum jornalista descobrisse o encontro festivo.