O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já está em Telavive. Biden foi recebido no aeroporto pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
“Queria estar aqui hoje. Por uma simples razão: quero que o povo de Israel e as pessoas do mundo saibam qual é a posição dos Estados Unidos”, afirmou Joe Biden, em conferência de imprensa com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em Telavive.
Biden reforçou o apoio a Israel para “garantir que têm aquilo de que precisam para se defender” do Hamas. “O facto é que Israel tem respondido a estes ataques e tem de continuar a garantir que tem o que precisa para se defender, e vamos fazer os possíveis para que isso ocorra.”
O presidente norte-americano afirmou, ao lado do primeiro-ministro israelita, que a explosão num hospital de Gaza que provocou centenas de mortos terá sido da responsabilidade de grupos palestinianos. “Com base no que vi, parece que foi feito pela outra parte, não por vocês”, disse Biden.
A visita ocorre um dia depois de uma explosão num hospital da Faixa de Gaza ter causado pelo menos 500 mortos, segundo as autoridades palestinianas.
Israel negou ter sido responsável pela explosão no hospital anglicano Al Ahli, no norte da Faixa de Gaza, que atribuiu ao grupo palestiniano Jihad Islâmica.