Beber o vinho sem tirar a rolha da garrafa. Parece um truque de magia, daqueles que nos levam para além do real, embora sabendo que, na verdade, apenas são truques. Neste caso, não há ilusões: é mesmo possível extrair o vinho da garrafa, mantendo a rolha intacta. Se não se beber todo, o que que restar pode ser consumido ao longo do tempo sem que perca a identidade.

É um sistema inovador, não obstante já o conhecermos desde 2016, ano em que chegou a Portugal pela primeira vez. Entretanto, os seus criadores foram melhorando o sistema e acrescentando acessórios com o objetivo de facilitar e prolongar a utilização.

Assim, com um design renovado, mais moderno e elegante, acaba de ser lançado no mercado o Timeless Six+ Limited Edition Mist – uma edição especial e exclusiva para esta época festiva natalícia.

Em termos gerais, como funciona este abre garrafas que não se lhe pode chamar de saca-rolhas?

É simples: a “abertura” é feita através de uma agulha fina e oca que é introduzida na rolha de cortiça, sem a danificar. De seguida, a garrafa é pressurizada com Árgon, um gás inerte usado no processo de produção de vinho, que permite que o líquido saia pela agulha, substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio. Assim que a agulha é removida, a rolha retoma a sua forma, mantendo-se intacta.

O mercado nacional é prioritário para este inovador sistema denominado Coravin, que se tem revelado “muito recetivo a este tipo de soluções”, segundo Paulo Cunha, diretor geral da Heritage Wines, representante e distribuidora exclusiva da marca em Portugal.

“O sistema Coravin tem servido muito os interesses dos nossos clientes, sejam garrafeiras, adegas, restaurantes ou particulares”, acrescentou ainda Paulo Cunha, explicando as razões  da tal “grande recetividade”.

“Primeiro, porque permite a prova do vinho durante o estágio, para avaliar a evolução e preservação ao longo do tempo, sem perda de qualidade. Segundo, porque disponibiliza ao consumidor vinhos raros, de guarda, sem que para isso seja necessário utilizar toda a garrafa de uma só vez – democratizando, desta forma, o acesso de todos a vinhos de exceção e, claro, rentabilizando os negócios e stocks dos pontos de venda”.

Na lista de novidades deste tipo de apetrechos está ainda o Coravin Sparkling, sistema com funcionamento semelhante ao Pivot+, mas dedicado exclusivamente à indústria das bolhas. Este é um setor  que está já a conquistar centenas de adeptos de vinhos espumantes e Champagne. Em Portugal as quantidades são muito limitadas e a distribuição é exclusiva da Heritage Wines.

A Heritage Wines  representa produtores de grandes empreendimentos vitivinícolas  que são referência de marcas de qualidade nas suas respetivas regiões. “Produtores que se encontram unidos pela tradição familiar, pela inspiração criativa na vinha e no lagar, e pela dedicação intransigente à qualidade”, esclareceu Paulo Cunha.

A Heritage Wines  distribui uma gama de produtos muito conhecidos no mercado, com destaque para  as marcas:  Bollinger, Vértice, Reynolds Wine Growers, Cartuxa, Tapada de Chaves, Quinta do Crasto, Bodegas Roda, E. Guigal, Maison Louis Jadot, Domaine Zind Humbrecht e ainda Croft, Taylor’s e Fonseca.