O azeite em Portugal pode chegar aos 10 euros por litro até ao fim do ano, advertiu a secretária-geral da Casa do Azeite, em declarações prestadas à Rádio Renascença.

Mariana Matos frisou que o aumento do preço do azeite em Espanha pode vir a ter consequências no mercado português, uma vez que os preços praticados em Espanha são semelhantes aos preços praticados em Portugal.

“Espanha é líder do setor mundial e tudo o que se passa lá influencia o mercado português”, salientou, referindo que os preços estão 70 ou 80% mais altos comparativamente ao período homologo do ano passado. A tendência é para continuar a aumentar.

A secretária-geral da Casa do Azeite sublinhou que o preço de compra aos produtores já está acima dos oito ou nove euros por litro. Se as perspetivas de aumento continuarem, o preço de compra ao produtor pode chegar aos 10 euros por litro, “um preço exorbitante”, disse Mariana Matos.

A responsável considera que num cenário desses “será impossível manter as atuais quotas de consumo”. Seria uma situação insustentável para o mercado nacional e que para a Casa do Azeite requer apoios do governo.