A audiência dos debates televisivos para as eleições europeias aumentou face à de 2019, de acordo com a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands, com cinco a ultrapassar os 500 mil telespectadores.

As eleições europeias realizam-se a 9 de junho e os debates este ano “decorreram num modelo inédito”, já que, ao “invés de duelos, houve confrontos com quatro partidos de cada vez, com a presença dos partidos com assento parlamentar na Assembleia da República”, recorda a Universal McCann.

Além destes, “decorreu ainda um debate com todos os partidos com assento parlamentar na Assembleia da República e outro com os partidos que se apresentam à eleição mas que não têm nenhum deputado eleito na Assembleia da República”.

A série de debates, que teve início a 13 de maio e que opôs Sebastião Bugalho (AD), Marta Temido (PS), João Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal) e Francisco Paupério (Livre), terminou a 30 de maio, com o debate entre todos os partidos sem assento parlamentar.

“Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, houve apenas três debates que ultrapassaram a audiência média de 500 mil telespectadores, enquanto, em 2024, cinco ultrapassaram esse valor”, refere a Universal McCann.

Recorde-se que, em 2019, “o formato dos debates foi duelos entre os partidos com assento parlamentar”, num total de 15 frente-a-frente, “sendo que, destes, apenas cinco tiveram transmissão em canal aberto, tendo os canais generalistas transmitido apenas os minutos iniciais destes confrontos, passando depois para os respetivos canais de informação”.

O debate mais visto foi o de estreia, “que contou com a presença da AD, PS, Iniciativa Liberal e Livre”, e foi transmitido pela SIC e com a moderação de Clara de Sousa. Registou “uma audiência média de 852 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 17,3%”.

Em segundo lugar ficou o que contou com João Oliveira (CDU), Francisco Paupério (Livre), António Tânger Corrêa (Chega) e João Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal), “o único do top-3 sem a presença dos partidos da AD e PS”. Este confronto, transmitido pela SIC, “contou com uma audiência média de 788 mil telespectadores e um share de 16,9%”.

Em terceiro lugar ficou “o último debate a quatro que colocou à mesa os candidatos do PS (Marta Temido), AD (Sebastião Bugalho), Bloco de Esquerda (Catarina Martins) e Pedro Fidalgo Marques (PAN), transmitido na TVI e com a moderação de Sara Pinto”, com uma audiência média de 674 mil telespectadores e um share de 16,6%.

“Da série de oito debates, a SIC teve os dois debates mais vistos, seguindo-se os debates transmitidos pela TVI na 3.ª e 4.ª posição”, e a “RTP1 transmitiu os debates menos vistos, com os confrontos dos partidos com e sem assento parlamentar, transmitidos a partir das instalações da Nova SBE, a serem aqueles que geraram menos interesse junto dos portugueses”.