O programa “Arte pela Democracia” apresenta uma série de eventos, durante o mês de março, por todo o país, em comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A agenda é promovida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em parceria com a Direção-Geral das Artes, e inclui espetáculos, sessões de cinema, podcasts, conversas, uma exposição e uma performance, de Famalicão a Setúbal.

Já esta sexta-feira, dia 1 de março, terá lugar na Escola Básica de A-dos-Loucos, em Alhandra, a conversa “Resistência e terrorismo, da ARA aos Católicos Progressistas”, às 18h00, que contará com a presença de Susana Martins, professora, historiadora e autora do livro “Exilados Portugueses em Argel”. O evento, promovido pela Companhia Cegada, é aberto ao público e inclui ainda a projeção de “Ação Revolucionária Armada”, segundo episódio da série documental “Estórias do Tempo da Outra Senhora”, de Edgar Feldman.

O ciclo de encontros inclui, por sua vez, a 20 de março, a terceira conversa aberta ao público, sobre o “Exílio Político no Tempo da Ditadura”, na Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, às 16h, com apresentação de alguns membros da Associação de Exilados Políticos Portugueses (AEP 61-74).

O programa completo pode ser consultado na plataforma digital da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

Editado por João G. Oliveira