Os negociadores do Partido Popular Europeu, Socialistas e Democratas e Renovar Europa já chegaram a acordo para os nomes que vão ocupar os cargos mais altos em Bruxelas, avança o jornal alemão Frankfurter Allgemeine.

De acordo com a publicação, Ursula von der Leyen recandidata-se a um segundo mandato à frente da Comissão Europeia; António Costa candidata-se ao Conselho Europeu; e Caja Kallas a alta representante para os Negócios Estrangeiros. Também Roberta Metsola deverá ser reconduzida à frente do Parlamento Europeu, mas o seu nome não foi incluído neste pacote, uma vez que não é escolhida pelo Conselho Europeu.

A decisão ainda terá de ser ratificada pelos chefes de Estado e de governo, na última reunião do Conselho Europeu, a 27 de junho, depois de não ter sido possível chegar a acordo no primeiro jantar informal, no dia 17.

De acordo com o Expresso, o PPE abdicou da reivindicação de ter um social-democrata à frente do Conselho Europeu no final do mandato de António Costa, daqui a dois anos e meio.