Alexandra Leitão vai ser a coordenadora da moção de estratégia de Pedro Nuno Santos.

A ex-ministra socialista é conotada com a ala esquerda do partido e assume um papel de destaque na candidatura de Pedro Nuno Santos.

Alexandra Leitão discordou da posição oficial do PS e defendeu a realização de eleições antecipadas para resolver a crise política provocada pela demissão de António Costa. No programa O Princípio da Incerteza, a deputada do PS defendeu que o Presidente da República “tomou a decisão certa”. Apesar de existir uma maioria absoluta, não há “condições políticas” para nomear um novo governo sem eleições, acrescentou.

A antiga ministra de António Costa elogiou em vários momentos o desempenho de Pedro Nuno Santos, nomeadamente quando saiu do governo, em dezembro de 2022. “Tenho muita pena que saia, acho que é um excelente ministro. É uma pessoa com ímpeto reformista”, disse nessa altura, à agência Lusa, a deputada socialista.

Pedro Nuno Santos apresentou esta segunda-feira a candidatura à liderança do PS, na sede nacional do partido, em Lisboa, e rejeitou que a disputa eleitoral seja entre os moderados e os radicais.

José Luís Carneiro foi o primeiro a lançar a candidatura, no sábado, em Coimbra, e já apresentou alguns nomes da sua equipa. Jorge Lacão, Lacerda Machado e Carlos Zorrinho são alguns dos socialistas que vão assumir responsabilidades na coordenação da campanha.

As eleições diretas deverão realizar-se nos dias 15 e 16 de dezembro e o congresso nos dias 6 e 7 de janeiro, em Lisboa.