Alexandra Leitão foi eleita líder parlamentar do PS com 90% dos votos. A deputada do PS e ex-ministra conseguiu 65 votos favoráveis e sete brancos e sucede no cargo a Eurico Brilhante Dias.
A lista da direção do grupo parlamentar tem 12 vice-presidentes. Quatro exerceram, até há pouco tempo, funções governativas: Mariana Vieira da Silva, Mendonça Mendes, Marina Gonçalves e Isabel Ferreira.
Ana Paula Bernardo, João Paulo Rebelo, Luís Graça, Maria Begonha e Tiago Barbosa Ribeiro, Francisco César, João Torres e Pedro Delgado Alves são os outros nomes que integram a direção do grupo parlamentar.
A líder parlamentar do PS anunciou, depois de ter sido eleita, que os socialistas vão abster-se nas votações das moções de rejeição do programa do governo apresentadas por PCP e Bloco de Esquerda.
“O PS, através do seu secretário-geral, já tinha dito que nesta primeira fase não iria bloquear o início de funções do governo e irá viabilizar o programa do governo, abstendo-se nas moções de rejeição”, disse, citada pela agência Lusa.
Alexandra Leitão afirmou ainda, em relação ao programa do governo, que existem “algumas matérias que são muito preocupantes da perspetiva do PS”, nomeadamente a intenção de “revisitar a agenda do trabalho digno” e o “desvio de meios do Serviço Nacional de Saúde para privados”. O programa do executivo liderado por Luís Montenegro vai ser debatido, no Parlamento, na quinta-feira e sexta-feira.