Olaf Scholz descreveu hoje a reeleição da compatriota Ursula von der Leyen para presidente da Comissão Europeia como uma demonstração da capacidade de ação da União Europeia em “tempos difíceis”.

A reeleição de Ursula von der Leyen “é um sinal claro da nossa capacidade de atuar na União Europeia, precisamente nestes tempos difíceis”, afirmou o chanceler alemão nas redes sociais. “Os europeus esperam que façamos avançar a Europa. Vamos fazê-lo juntos”, acrescentou, citado pela AFP.

Também o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, saudou a reeleição da sua antecessora na presidência da Comissão Europeia, a quem elogiou a “coragem e determinação”.

“Estes são tempos difíceis, mas com a sua coragem e determinação, tenho a certeza de que fará um bom trabalho. Vamos fazê-lo juntos”, declarou Tusk nas redes sociais.

Ursula von der Leyen é presidente da Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia, desde 2019.

O Parlamento Europeu aprovou hoje um novo mandato de cinco anos para a política alemã por 401 votos a favor e 284 contra, acima da maioria absoluta (360) de que necessitava. Registaram-se ainda 15 abstenções e sete votos nulos.