Está de volta a NBA, o mais cintilante campeonato de basquetebol do planeta. Os primeiros encontros realizam-se já na madrugada desta quarta-feira, 25 de outubro, e pela frente teremos uma maratona de 1.230 jogos antes dos playoffs que irão definir quem sucede aos sensacionais Denver Nuggets, de Nikola Jokic.
A equipa da capital do Colorado terá pela frente dois conjuntos que apostam forte na conquista do anel. Falamos dos Phoenix Suns e dos Milwaukee Bucks. Os primeiros juntaram a Kevin Durant e a Devin Booker o base Bradley Beal, que representava os Washington Wizards. Os segundos mantiveram o grego Giannis Antetokounmpo e adicionaram Damian Lillard, proveniente dos Portland Trail Blazers, sem dúvida um dos melhores bases da prova.
Em Boston mora uma equipa que tem uma tradição a defender e que esta temporada conta com o português Neemias Queta, uma das sensações da pré-temporada, que lhe valeu elogios do treinador Joe Mazzula. Os Celtics não figuram entre os favoritos, mas podem ter uma palavra a dizer, principalmente depois de terem conseguido contratar Jrue Holiday e o poste Kristaps Porzingis.
Os Golden State Warriors têm o fabuloso Stephen Curry, o jogador mais bem pago da NBA (49 milhões de euros/ano), e ainda reforçaram a equipa com o veterano Chris Paul, que tem nesta temporada uma das suas últimas possibilidades de conquistar o ambicionado anel de campeão.
Uma última nota para LeBron James, que inicia a sua 21.ª temporada na NBA. Em dezembro festeja 39 anos e em mente terá a possibilidade de jogar, em 2024/25, com o seu filho Bronny. Entretanto tratará de ser o primeiro a chegar aos 40 mil pontos na fase regular.