Fundada em 1902, a British American Tobacco (BAT) é atualmente uma das maiores empresas a nível mundial, na área dos bens de consumo multicategoria. Num setor em constante mudança, tem-se reinventado ao longo das últimas décadas, em que os riscos associados ao tabagismo têm sido expostos e as alternativas aos produtos com combustão estão cada vez mais presentes.

Com a visão renovada de Construir um Mundo Sem Fumo, a multinacional tem apostado na inovação e na transformação, para liderar a transição do tabaco tradicional para os produtos sem combustão. Assim se tem reafirmado no mercado e construído o seu caminho de solidez.

Tecnologia de ponta

Através de uma forte aposta na inovação tecnológica, a British American Tobacco tem conseguido oferecer soluções inovadoras aos consumidores, através da transição dos cigarros convencionais para os produtos sem combustão.

Nesse sentido, a BAT lançou recentemente um Centro de Inovação em Southampton, no Reino Unido, com um investimento de 30 milhões de libras (mais de 36 milhões de euros). Equipado com tecnologia de ponta, este centro desempenha um papel crucial no desenvolvimento da próxima geração de produtos sem combustão.

Paralelamente, a BAT conta com uma equipa de mais de 600 cientistas e engenheiros que trabalham em conjunto, recorrendo a tecnologia de ponta, para garantir a segurança e a qualidade dos novos produtos. Estes elevados padrões de qualidade e segurança, assegurados pelas equipas multidisciplinares de cientistas da BAT estão presentes, por exemplo, quer nos materiais do dispositivo ou nos ingredientes do e-líquido.

A empresa também utiliza uma vasta gama de técnicas analíticas e tecnologia laboratorial especializada para testar rigorosamente o que cada produto contém e produz, bem como os efeitos biológicos a curto prazo que lhes estão associados. Por exemplo, o conteúdo que está no vapor é testado através de robots de vaporização e tecido humano, que permitem avaliar o que acontece quando as células são expostas a este vapor. O centro de inovação de última geração está ainda a revolucionar a forma como os dispositivos recarregáveis são concebidos, desenvolvidos e testados.

A BAT utiliza tecnologias de inteligência artificial e análise de dados para otimizar os seus processos, tanto a montante – com agricultura de precisão, por exemplo –, como a jusante – com a verificação digital da idade dos seus consumidores nos canais de e-commerce, garantindo a venda de produtos apenas a adultos.

Transformação digital e IA

Num mercado em constante mudança, a rápida adaptação é fundamental. A British American Tobacco tem apostado em tecnologias de IA (inteligência artificial) e em análise de dados para melhorar os seus processos internos e otimizar o desenvolvimento de novos produtos. Desta forma, tem conseguido entender melhor as preferências dos consumidores e as tendências do mercado de bens de consumo, com o intuito de adaptar o portefólio de produtos às necessidades que vão sendo detetadas.

Um exemplo simples é a verificação digital da idade nos canais de vendas online, que utilizam tecnologia de identificação facial em mercados como o Reino Unido ou a França. Esta tecnologia veio assegurar que os produtos da BAT são direcionados exclusivamente a consumidores adultos, reforçando o compromisso da empresa com o marketing responsável e a proteção dos jovens.

Para além disso, a BAT usa também ferramentas de inteligência artificial nos seus processos de trabalho, que já chegaram à Península Ibérica. A Krisp, por exemplo, analisa o padrão de voz e maximiza a produtividade ao eliminar ruídos de fundo, vozes e ecos de chamadas e reuniões.

Comprometida com a sustentabilidade, a BAT tem feito progressos na redução da pegada de carbono. Até 2030, espera alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão e, até 2035, que 50% das receitas provenham destes produtos.

Sustentabilidade na ordem do dia

A transformação da multinacional de origem britânica está alinhada com a sua visão de um futuro mais sustentável. Segundo o mais recente relatório anual e de sustentabilidade da BAT, a empresa tem feito progressos significativos na redução da sua pegada ambiental – da produção até ao desenvolvimento de produtos de Novas Categorias.

Com o objetivo de alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030, a marca prevê que, até 2035, 50% das suas receitas sejam provenientes destas novas categorias de produtos livres de fumo. Para atingir estas metas, a BAT continuará a investir em tecnologia e inovação (todos os anos, investe cerca de 400 milhões de euros em Novas Categorias todos os anos), assegurando que os seus produtos atendem às crescentes exigências dos consumidores – tanto em termos de saúde, como de sustentabilidade.

Construção de futuro

Com metas ambiciosas e um plano de ação definido e em andamento, a British American Tobacco tem construído o seu próprio futuro. A empresa está sempre a inovar, experimentar e a apresentar novas soluções. É por isso que a Investigação & Desenvolvimento é tão importante para a BAT, acelerando abordagens pioneiras à inovação científica.

Neste setor, a tecnologia tem o potencial de transformar tudo e a BAT conta com a sua crescente rede global de centros digitais, centros de inovação, laboratórios de I&D de classe mundial e parcerias externas para se manter na vanguarda.

De mãos dadas com o sucesso, claro está, vem a responsabilidade. O compromisso social e ambiental tem sido assumido pela empresa, que assenta a sua estratégia na transição para um mundo sem fumo, rumo a um futuro a que a British American Tobacco chama de Um Amanhã Melhor.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração da BAT.