Nuno Tavares é a grande novidade na lista dos 26 convocados de Portugal para os encontros com Polónia e Croácia, do Grupo A1 da quarta edição da Liga das Nações em futebol.
Em relação aos jogos de outubro, as deslocações à Polónia (3-1) e à Escócia (0-0), Roberto Martínez fez entrar na lista mais quatro jogadores, entre os quais Tiago Djaló, central do FC Porto, que já tinha sido chamado à equipa principal, ainda que sem jogar, na era Fernando Santos. De regresso, estão também o guarda-redes José Sá (Wolverhampton) e os médios Matheus Nunes (Manchester City) e Pedro Gonçalves (Sporting).
Pelo contrário, saíram da lista Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Rúben Neves e Diogo Jota, todos por lesão, e ainda Ricardo Velho e Samuel Costa, enquanto Tomás Araújo mantém-se, depois de já ter substituído o central do Sporting na convocatória de outubro.
A Seleção Nacional recebe a Polónia ema15 de novembro, no Estádio do Dragão, no Porto, e, três dias depois, defronta a Croácia, em Split, nas duas últimas jornadas (quinta e sexta) do Grupo A1 da Liga das Nações. Os jogos são às 19h45 (em Lisboa).
Depois de quatro jornadas, Portugal, que começou com triunfos caseiros por 2-1 face a Croácia e Escócia, lidera isolado o agrupamento, com 10 pontos, contra sete dos croatas, quatro dos polacos e um dos escoceses.
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A da quarta edição da prova seguem para os quartos de final, sendo que Portugal só precisa de pontuar num dos dois jogos para se qualificar.
Portugal conquistou em 2019 a primeira edição da Liga das Nações, ao bater na final os Países Baixos por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto, graças a um golo de Gonçalo Guedes, e ficou-se pela fase de grupos da Liga A em 2020/21 e 2022/23.
Lista dos 26 convocados:
- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Betis) e José Sá (Wolverhampton);
- Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Al-Hilal), António Silva (Benfica), Tomás Araújo (Benfica), Tiago Djaló (FC Porto), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), Nélson Semedo (Wolverhampton), Renato Veiga (Chelsea) e Nuno Tavares (Lazio);
- Médios: João Palhinha (Bayern Munique), João Neves (Paris Saint-Germain), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Vitinha (Paris Saint-Germain), Otávio (Al Nassr), Matheus Nunes (Manchester City) e Pedro Gonçalves (Sporting);
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr), João Félix (Chelsea), Rafael Leão (AC Milan), Pedro Neto (Chelsea), Francisco Trincão (Sporting) e Francisco Conceição (FC Porto).