O relatório de averiguação da fuga de cinco reclusos da cadeia de Vale de Judeus, ocorrida a 7 de setembro, foi entregue hoje à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, revelou à Lusa fonte oficial do Ministério da Justiça.
A mesma fonte referiu que “o serviço de auditoria e inspeção da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais entregou o relatório de averiguação pedido pela ministra da Justiça”, acrescentando que o documento foi recebido por Rita Alarcão Júdice e pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, que “o vão analisar e retirar conclusões, a anunciar em data próxima”.
A fonte precisou ainda que o relatório de averiguação foi realizado por um magistrado do Ministério Público e que o seu teor não será divulgado publicamente.
A fuga de Vale de Judeus levou a ministra da Justiça a ordenar uma auditoria à segurança das cadeias portuguesas e motivou também o afastamento do então diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa e Gonçalves, que foi substituído por Isabel Leitão, que já integrava aquela direção-geral tutelada pelo Ministério da Justiça.
A fuga deu ainda origem a uma averiguação de natureza disciplinar que incide sobre os guardas que estavam de serviço na videovigilância no momento da fuga e também a um inquérito do Ministério Público para apurar eventuais responsabilidades de cariz criminal.
Entretanto, Fábio Loureiro, um dos cinco fugitivos, foi localizado e detido em Tânger (Marrocos), aguardando agora o respetivo processo de extradição.