Vigo vai começar a montar as decorações de Natal nos próximos dias, anunciou esta semana o presidente da autarquia, Abel Caballero, com a imprensa espanhola a notar que o anúncio foi feito numa altura em que a cidade espanhola registava 30 graus.
Caballero tem feito das decorações de Natal um cartão de visita de Vigo e dos seus mandatos à frente da autarquia e prometeu 11,5 milhões de luzes em 420 ruas da cidade. As decorações deste ano vão incluir uma árvore de Natal de quase 50 metros de altura, 2.500 ornamentos e quatro mil grinaldas.
“Quem quiser competir comigo que o diga”, desafiou, reconheceando, no entanto, que as celebrações do Natal não começam antes de novembro e acabam “em meados de janeiro”. “É um modelo diferente criado em Vigo”, acrescentou.
De acordo com o El Diario, foi há quase um ano que a câmara de Vigo lançou o concurso público para as iluminações de Natal, prevendo gastar 9,5 milhões de euros em quatro anos. Em 2018, o orçamento foi de 2,5 milhões para três anos e prorrogado em um ano e em mais um milhão de euros.
Segundo Abel Caballero, passaram por Vigo, em 2023, cerca de seis milhões de pessoas para visitar as iluminações de Natal, sublinhando, no entanto, que esse número é calculado por dia, acrescentando que, se uma pessoa passou três dias na cidade, conta como três visitas.