A PSP está a realizar uma megaoperação de combate à violência e ao tráfico de droga no centro de Lisboa, nomeadamente na zona da Mouraria. com várias dezenas de elementos da PSP de Lisboa e da Unidade Especial de Polícia no terreno.
Esta operação surge no seguimento de queixas de autarcas, moradores e comerciantes da baixa lisboeta, nomeadamente de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Miguel Coelho, presidente da junta de freguesia de Santa Maria Maior.
Artur Serafim, porta-voz da PSP, adiantou à Lusa que a operação em curso vai alargar-se a outras zonas da capital, sem adiantar quais, mas afastou uma ligação entre esta operação e os recentes apelos do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Recorde-se que Miguel Coelho organizou, recentemente, uma sessão pública para denunciar “a insegurança” que se vive nesta zona do centro histórico de Lisboa, sobretudo na Mouraria, à qual as autoridades competentes “não têm dado resposta”. Na sessão, várias dezenas de moradores da freguesia queixaram-se do aumento da insegurança e pediram mais policiamento.
“São operações planeadas, que temos feito regularmente”, sublinhou Artur Serafim, remetendo mais informações para o final do dia.
Segundo a CNN Portugal, as forças de segurança estão concentradas no Beco da Amendoeira, Mouraria e Martim Moniz. Foram feitas já algumas detenções no Beco da Amendoeira por tráfico de droga, tendo sido identificadas várias pessoas.
As buscas prosseguem no Martim Moniz e na Mouraria, com várias equipas de intervenção rápida em ação na Mouraria, avança o canal de televisão.