Donald Trump mantém uma vantagem de três pontos percentuais sobre Joe Biden, a pouco mais de três meses das eleições presidenciais, segundo as últimas sondagens.
Uma compilação de sondagens publicada pela RealClearPolitics dá ao republicano 47,7% contra 44,7% do democrata, com base na média de uma dezena de sondagens concluídas entre 2 e 18 de julho, resultado que está em linha com a distância adquirida por Trump após o debate televisivo entre ambos no final do mês passado.
Sondagens como a da CBS News atribuem a Trump uma vantagem de cinco pontos (52% contra 47%), enquanto apenas a sondagem pública da rádio e televisão dos Estados Unidos, NPR/PBS, dá a Biden uma vantagem de dois pontos (48% contra 50%).
Outra sondagem, da ABC News e do The Washington Post, deixa ambos empatados tecnicamente com 46%.
O portal recorda que, neste mesmo dia há quatro anos, as sondagens davam a Biden, então candidato democrata à Casa Branca, 8,7 pontos percentuais à frente de Trump, que ocupava a Sala Oval nessa altura.
Algumas das sondagens refletem já o impacto no eleitorado da tentativa de assassínio no passado fim de semana contra Trump na Pensilvânia, embora não tenham ainda em conta o efeito da Convenção Nacional Republicana que terminou na passada quinta-feira com a declaração oficial do ex-Presidente norte-americano como candidato do partido.
Biden ainda não recebeu a certificação formal do Partido Democrata, que deverá acontecer durante a Convenção Nacional, entre 19 a 22 de agosto em Chicago, no Illinois, entre vários pedidos de congressistas e senadores para que abandone a corrida, considerando que a sua saúde, aos 81 anos, já não lhe permite competir contra Trump.